Sobre a Revista

A Media & Jornalismo (1645‑5681) é uma revista científica pioneira em Portugal na área dos estudos dos media e do jornalismo. O primeiro número foi lançado em 2002 pelo então CIMJ - Centro de Investigação Media & Jornalismo, afirmando-se “na diversidade dos temas dos seus artigos, metodologias e reflexões” e sendo “um espaço promotor de discussão qualificada, não só na comunidade académica, mas também entre todos os que se interessam pelos media e pelo jornalismo nas sociedades contemporâneas.” A revista é atualmente publicada pelo ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA, que integrou o CIMJ. Continua com periodicidade semestral (Abril e Outubro de cada ano), estando indexada nas bases SCOPUS, na Scielo e na DOAJ, praticando um rigoroso sistema de arbitragem científica e disponibilizando todo o seu conteúdo de forma livre e gratuita.

A Media & Jornalismo publica investigação académica de topo e constitui um espaço de discussão qualificada para compreender as dinâmicas sociais e políticas ativadas pelos media e pelo jornalismo na sociedade contemporânea. A reflexão produzida contribui para um conhecimento aprofundado e crítico das várias dimensões, temporalidades  e impactos de fenómenos comunicacionais complexos. Procura combinar uma variedade de problemáticas e enfoques, da história à sociologia, do direito à economia, das práticas,  tecnologias e  os usos, e constituir um elemento de reflexão e debate na vasta comunidade interessada no âmbito específico dos media e do jornalismo.

Foco e Âmbito

A Media & Jornalismo aceita artigos originais, assentes em metodologias empíricas e qualitativas. Procuramos especialmente atrair investigação que contribua de forma decisiva e inovadora para desenvolver novos métodos de análise, aplicar modelos teóricos a investigações empíricas, discutir e aplicar conceitos heurísticos, identificar e analisar fenómenos emergentes no campo dos media, refletir criticamente sobre as dinâmicas comunicacionais e tecnológicas da sociedade contemporânea e lançar novas interpretações sobre a história dos media.

A revista aceita a submissão de artigos e recensões de livros e entrevistas em todas as áreas das ciências da comunicação com particular destaque para os estudos dos media e do jornalismo.  Os seguintes temas constituem questões centrais de reflexão da Media & Jornalismo: Jornalismo, sociedade e democracia; media e identidades sociais; história e transformações nos meios de comunicação social; ética da comunicação e deontologia do jornalismo; economia e política dos meios de comunicação social; modos e estratégias da comunicação política e estratégica; tecnologias de informação e inovação nos media e no jornalismo; novas formas mediáticas de comunicação; jornalistas como comunidade interpretativa; literacias digitais e transmediáticas; pluralismo mediático e práticas digitais.

ISSN

ISSN 2183-5462 (online) | ISSN 1645-5681 (print)

DOI

https://doi.org/10.14195/2183-5462_36

Periocidade

A Revista Media&Jornalismo é publicada semestralmente.

Estrutura da revista 

A Revista Media & Jornalismo é constituída por três secções:

  • Artigos1 (Submissões Abertas, Indexado, Revisto pelos Pares)
  • Varia2 (Submissões Abertas, Indexado, Revisto pelos Pares)
  • Recensões3

1 Os artigos selecionados constituem o dossier central da revista, com tema que dá título ao número e tem co-edição de investigadores por convite, ou por sistema regular de call.

2 É uma pequena secção que pode integrar artigos com temática diferente do dossier central  e tem como editores a direcção da revista.

3 Secção editada por um dos membros da direção, sendo a modalidade por convite ou por receção direta de propostas.

Processo de Revisão por Pares

  • Todos os artigos submetidos à Media & Jornalismo são sujeitos a dupla revisão cega por pares. Em caso de necessidade, será auscultado um terceiro revisor.
  • Antes do início do processo de revisão cega por pares, a equipa editorial da Media & Jornalismo avalia a adequabilidade dos diferentes artigos ao foco, âmbito e políticas de secção da revista. Todos os artigos que não respeitem os critérios de submissão da revista são devolvidos aos autores num prazo máximo de 4 semanas após a sua receção.  
  • Após a análise inicial dos artigos pela equipa editorial da Media & Jornalismo, os artigos que respeitem os critérios de submissão da revista são enviados a dois avaliadores escolhidos em função da sua experiência na área a que se reportam os diferentes artigos. O processo de revisão permanece sempre anónimo e poderá levar até 6 meses a ser concluído.
  • Os avaliadores escolhidos são convidados a apreciar os artigos tendo em conta a sua relevância e originalidade para o campo de estudos de jornalismo, identificando os pontos fortes e fracos de cada artigo tendo em conta aspetos como as abordagens teórica e metodológica seguidas, a validade dos resultados apresentados, as análises e conclusões produzidas, etc.
  • Depois de recebidos os comentários dos avaliadores, a equipa editorial da Media & Jornalismo reporta o resultado da avaliação aos autores dos artigos com indicação da decisão final tomada com base em quatro categorias: Publicável na forma apresentada; Publicável com poucas modificações; Publicável com grandes  modificações; Não Publicável.
  • Se o artigo se enquadrar na categoria Publicável com grandes e poucas alteraçõesl, o autor é convidado a enviar, num prazo até 3 meses, uma versão revista que deverá ter em conta os comentários produzidos pelos avaliadores. Esta versão revista é devolvida aos avaliadores iniciais para uma reavaliação do artigo que poderá durar até 2 meses.

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Política Antiplágio

Os manuscritos submetidos a esta revista passarão por procedimentos de investigação de possíveis plágios, anteriormente ao envio para a avaliação às cegas. A Media & Jornalismo repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho e citar suas fontes de forma adequada. Na hipótese de verificação de plágio, o artigo será imediatamente rejeitado.

Arquivamento 

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Taxas para submissão e publicação de textos

A revista Media & Jornalismo não cobra qualquer taxa aos autores para  a submissão dos textos, avaliação por pares, revisão, publicação na revista, distribuição ou disponibilização na internet e download.